Oieee!

IMG_3208 copyNesse fim de semana tive o prazer de ir visitar a exposição do fotógrafo Sebastião Salgado chamada “Genesis”, realizada no SESC Belenzinho(SP). A escolha do local foi do próprio Sebastião, por ser em um local que além de ser de fácil acesso é publico, podendo assim mostrar o seu trabalho para todas as pessoas, independente de ter ou não dinheiro.

IMG_3142 copy IMG_3153 copyA exposição é dividida em três espaços do SESC com as fotos que foram feitas durante oito anos da vida dele. Salgado explorou as mais remotas partes do mundo. As fotos foram divididas em cinco temas: “Planeta Sul”, “Santuários” ,  “África”, ”Terras do Norte” e “Amazônia e Pantanal”.

IMG_3159 copy IMG_3166As fotos são sensacionais. Para quem não sabe, o Sebastião sempre fotografou pessoas. Esse é o primeiro trabalho dele com a natureza e o animais. E não podia ter um resultado melhor.

IMG_3200 IMG_3202 copy

A ideia de Genesis surgiu após o fotógrafo retratar uma massacre na África e depois de tanta morte, ele resolveu voltar para sua cidade natal e largar a fotografia. Chegando lá, em Aimorés, Minas Gerais, viu que a floresta estava praticamente devastada. Então, ele começou a reflorestar sua fazenda e teve a ideia de fotografar as partes do mundo que ainda estão intactas. Para quem não sabe, segundo o próprio Salgado, 45% da Terra ainda está INTACTA como no Genesis.

IMG_3209 copy IMG_3213 copy“O Genesis é uma jornada em busca do planeta como existiu, desde sua formação e em sua evolução, antes que a vida moderna se acelerasse e nos afastasse do núcleo essencial. É uma busca das paisagens terrestres e aquáticas até hoje intocadas; uma viagem em direção aos animais e grupos humanos que conseguiram escapar das transformações impostas pelo mundo contemporâneo. E Genesis comprova que o nosso planeta ainda abriga vastas e remotas regiões onde a natureza reina em imaculada e silenciosa majestade.” Léia Wanick Salgado, esposa e curadora da exposição.

IMG_3238 copyPara quem tiver interesse em visitar a exposição, ela estará aberta de 5 de setembro a 1 de dezembro de terça a sábado das 10h as 21h, domingos e feriados das 10h as 19h30 e o Sesc Belenzinho se encontra na Rua Padre Adelino, 1000, SP, próximo ao metro Belém (linha 3 vermelha). Mais informações sobre a exposição www.sescsp.org.br

IMG_3244 copyVale a pena conferir.

Eu amei!

Beijos, Marina Camargo